quinta-feira, 31 de março de 2011

Mata Atlântica


  Originalmente percorria todo o litoral brasileiro que se estendia do Rio Grande do Sul ao Rio Grande do Norte com uma área de 1,3 milhões de km² e era a segunda maior floresta Tropical úmida do Brasil.
  O Desmatamento Começo em 1500 com a descoberta do Brasil e extração do Pau Brasil ( Arvore de deu nome a nosso Pais ) Hoje restam apenas 5% da área original e no Rio Grande do Norte nem vestígios, a maioria das áreas que antes eram mata hoje são ocupadas por grandes cidades Ex. São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.
  Dos 5% que ainda existem apenas 20% é de mata virgem os 80% restantes origina-se de reflorestamento, vale ressaltar que a Mata Atlântica tem uma Característica muito peculiar, a floresta sobrevive através de relações complexas entre árvores, plantas, microrganismos e fungos de quem eles podem tirar nutrientes e sais minerais necessários para o crescimento, ou seja os minerais e nutrientes estão ligados diretamente ao microorganismo e fundos e não ao solo como é característico de outras florestas, o que dificulta o processo de reflorestamento.
  Um dos resultados do desmatamento é o agravamento da seca no Nordeste, pois sem a floresta o vento que vem do mar não encontra barreiras e leva o sal do mar para o agreste agravando a situação as seca e prejudicando o eco-sistema impedindo o crescimento de plantas, alem disso os ventos levam as areias das dunas provocando o assoreamento doas lagos que existem nos litorais.
Especialistas afirmam de somente 2050 teremos uma Mata Atlântica complemente virgem. Mas fica pergunta será que ela irá resistir mais 40 anos de desmatamento?
   A Serra da Mantiqueira que se Estende pelos Estados de SP, RJ e MG é um dos poucos pontos onde a Mata Atlântica ainda prevalece teve sua origem da separação dos continente Sul Americano e Africano onde simultaneamente se desenvolveram uma grande variedade de Insetos, Aves e Mamíferos que hoje fazem parte da Mata Atlântica.
  Da Mata Atlântica original, sobraram 456 manchas verdes, irregularmente distribuídas pela costa atlântica brasileira. Embora isso represente apenas 5 % da floresta original de 100 milhões de hectares praticamente contínuos, ainda é uma vasta área, equivalente aos territórios da França e da Espanha juntos.
  Além disso, salvar a Mata Atlântica é uma questão de “sobrevivência econômica”: em suas imediações, vivem hoje cerca de 100 milhões de pessoas e, pela sua delimitação geográfica, circulam 80% do produto interno bruto nacional (PIB).                                                                                                                                        
                                                                                              By: André Leonardo


Nenhum comentário:

Postar um comentário